Espírito de:Antônia Carlos
O livro conta a história de Silas um menino adolescente que tem uma aparência não tão bonita e manco.
Mas de uma inteligencia enorme.
Sua família dona de uma fazenda sai em viagem para arrumar casamento para os irmãos de Silas.
Ele fica na fazenda a mando do pai por ser um bom administrador,apesar da idade.
Sua mãe fica grata pois não gosta que outras pessoas fiquem sabendo que ela tem um filho deficiente.
O pai de Silas também leva com eles alguns empregados da fazenda,ficando com Silas somente Maria antiga empregada que criou as crianças e poucos outros empregados que cuidam da terra.
Meses depois uma carruagem volta a fazenda trazendo somente o pai de Silas,pois uma terrível febre acaba matando todos os outros que foram na viagem (mãe,irmãos e empregados,inclusive alguns da família dos noivos).
Mas quando Silas olha para seu pai ele fica sabendo que aquele na verdade não é o seu pai e sim o antigo capataz da fazenda.
A pedido de seu verdadeiro pai que esta muito doente ele fica no seu lugar,o pai tem medo que os tios de Silas que eram muitos interesseiros iriam querer ficar com o patrimônio de Silas e como ele é deficiente o colocariam em um asilo ,ele então antes de morrer ele escreve uma carta contando todo o seu plano para o filho.
Com a ajuda de Maria,Silas consegue com que todos achem que o capataz é o pai.
Com o passar dos anos Silas faz da fazenda um abrigo para crianças abandonadas,como tem muitas dores nas costas e por acreditar que quando morrer os tios tomem a fazenda,ele resolve entregar a fazenda para a igreja transformar em um orfanato para meninas e ele faz outros para os meninos.
depois de muito trabalhar para ajudar os desamparados ele desencarna feliz.
" Este livro é lindo,quem ler vai adorar..."